Publicado 11 Jun 2018

BVRio

Parceria com designers brasileiros renomados valoriza madeira sustentável

Leitura de 3 min

Design & Madeira Sustentável, o mais recente projeto da BVRio, desenvolvido em parceria com o manejo florestal comunitário COOMFLONA tem como objetivo de fomentar o uso e consumo da madeira legal e certificada FSC® de manejo comunitário

Tudo começou no início de 2017 com o desejo de fomentar o uso e consumo da madeira legal e certificada FSC® de manejo comunitário, e de um encontro entre a BVRio e dois designers brasileiros de renome internacional – Leo Lattavo (Lattoog) e Zanini de Zanine (Studio Zanini). Desse encontro, desenvolveu-se o projeto que tem como objetivo de produzir móveis e objetos de decoração design com madeira de extração legal, certificada e comunitária, informando e divulgando assim a origem da matéria prima para o consumidor final. Dessa forma se combate a extração ilegal de madeira e a mão de obra escrava na Amazônia ao mesmo tempo que se agrega valor à madeira de manejos florestais comunitários.

O Projeto Design & Madeira Sustentável conecta diretamente o manejo florestal comunitário com a indústria do design de alto valor agregado, dando assim plena inserção do manejo florestal comunitário na indústria moveleira de alto valor agregado e promovendo na sociedade a percepção do valor da madeira de origem sustentável.

Com esse propósito o Instituto BVRio selecionou alguns dos principais atores do design nacional envolvidos com produção em madeira sustentável, os quais se mostraram extremamente interessados em participar de um projeto de capacitação da movelaria de MFC e integração da mesma em seus processos produtivos. Todos esses profissionais são expoentes da movelaria e design nacional, reconhecidos e premiados nacional e internacionalmente.

Por meio de um ciclo de sessões de capacitação com designers de alto padrão objetiva-se capacitar o manejo florestal comunitário para atender não somente a mercados sofisticados e de alto valor agregado, mas também a linhas de produção da indústria moveleira. O projeto envolve não só a capacitação, mas também a efetiva produção de peças assinadas pelos designers e exposição em feiras selecionadas. Do primeiro workshop, ministrado por Carlos Motta, nasceu a marca ATTOM, especifica para os móveis produzidos na COOMFLONA.

"A BVRio teve a sabedoria de aproximar pontas, é quase que um namoro. Eu acho que este projeto é muito feliz." – Carlos Motta

Desse encontro entre designers e comunitários, vingou um primeiro fruto: os troféus simbólicos de time campeão e de melhor jogador em campo da final da Copa Verde de futebol, que aconteceu no passado dia 16 de maio. O primeiro troféu foi feito por Motta e o segundo, por Leonardo Lattavo. Ambos elaborados com madeira nativa, certificada FSC® e produzidos pelo comunitários da COOMFLONA.

Além de Motta e Lattavo, os designers Fernando Mendes e Paulo Alves ministraram mais dois workshops, e já confirmaram a participação no projeto Design & Madeira Sustentável os designers: Zanini de Zanine, Oficina Ethos, Claudia Moreira Salles e Guido Fenocchi Guedes.

A iniciativa conta com apoio financeiro da Climate and Land Use Alliance (CLUA) e da Good Energies Foundation, e os designers interessados em participar podem obter maiores informações através do e­mail: renato.castrosantos@bvrio.org.

Autor
BVRio

Novidades GrowFeed

Deixe seu email aqui pra receber novidades do que estamos fazendo no growfeed.

Continue lendo os artigos da BVRio